Eletiva nº 2 - BASQUETE

RESPONSÁVEL


NEKS JUNIO CASTRO DE CARVALHO

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • APRIMORAR HABILIDADES ESPORTIVAS POR MEIO DO BASQUETE
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • BASQEUTE
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • APRESENTAÇÃO SOBRE O QUE OCORREU NA ELETIVA
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 3 - Ciência no Cotidiano

    RESPONSÁVEL


    João Victor Mariano de Almeida

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proposta de Curso: Ciências no Cotidiano – Explorando o Espaço com Foguetes Caseiros Objetivo Geral: Despertar o interesse dos estudantes pelas ciências através da construção e lançamento de foguetes artesanais, utilizando materiais simples e acessíveis do cotidiano. O curso pretende conectar conceitos científicos com aplicações práticas, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e o trabalho em equipe. Público-alvo: Estudantes do ensino fundamental II ou médio. Carga horária: 20 horas (distribuídas em 5 encontros de 4 horas ou 10 encontros de 2 horas). --- Objetivos Específicos: Compreender os princípios físicos envolvidos no movimento dos foguetes (3ª Lei de Newton, pressão, aerodinâmica). Estimular o uso consciente de materiais e o reaproveitamento de recursos. Trabalhar de forma interdisciplinar com Física, Química, Matemática e Geografia. Incentivar a autonomia dos estudantes por meio da investigação científica e da resolução de problemas. Promover práticas sustentáveis e de baixo custo na construção de experimentos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • 1. Introdução aos foguetes e à astronáutica Breve história da corrida espacial Aplicações dos foguetes na ciência e na sociedade Mulheres e homens da ciência envolvidos nessa história 2. Fundamentos físicos Leis de Newton Pressão, empuxo e resistência do ar Energia potencial e cinética 3. Materiais e segurança Apresentação dos materiais recicláveis e de baixo custo (garrafas PET, bicarbonato, vinagre, papelão, canudos, papel alumínio etc.) Normas básicas de segurança em lançamentos 4. Oficinas práticas de construção Foguetes de garrafa PET com compressão de ar Foguetes químicos com bicarbonato e vinagre Foguetes de papel com propulsão por elástico ou ar comprimido (canudos) 5. Cálculos e registros experimentais Medição de alcance e tempo de voo Análise dos resultados Registro em diário de bordo científico 6. Mostra científica e lançamento final Apresentação dos projetos Competição simbólica de alcance e design Avaliação coletiva dos aprendizados
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Mostra científica com projetos e registros
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 4 - Teatro - Entrando em Cena

    RESPONSÁVEL


    Robinho

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Trabalhar as artes
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Trabalhar as habilidades
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Peça de teatro
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Filosofia
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 5 - Teatro - Entrando em Cena

    RESPONSÁVEL


    Robinho

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Trabalhar as artes
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Trabalhar as artes
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • peça teatro
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Filosofia
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 6 - Dança

    RESPONSÁVEL


    Dias

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A dança é uma forma de arte e expressão que utiliza o corpo para criar movimentos ritmados, muitas vezes com música, e pode ser tanto uma forma de expressão individual como uma forma de entretenimento ou uma prática social. A dança pode ser praticada em diferentes estilos e contextos, desde coreografias elaboradas até improvisações livres, e pode expressar uma ampla gama de emoções e ideias.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aulas com vários ritmos, previamente escolhidos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Será apresentada uma sequência de passos ritmados.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Educação Física
    •  Espanhol
    •  Filosofia
    •  Física
    •  Geografia
    •  História
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática
    •  Química
    •  Sociologia



    Eletiva nº 7 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    RESPONSÁVEL


    Mara Regina

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • • Incentivar os estudantes a desenvolverem projetos de sustentabilidade na escola e em suas comunidades. • Discutir a relação entre hábitos de consumo e impactos ambientais. • Avaliar a aplicação prática dos conceitos aprendidos pelos alunos no dia a dia.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade ambiental e a educação financeira, capacitando os participantes a tomarem decisões responsáveis tanto no consumo quanto na gestão de suas finanças pessoais, de forma a impactar positivamente o meio ambiente e sua qualidade de vida. Compreender o contexto financeiro e ambiental do público-alvo. Definir metas claras de aprendizado e transformação.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • No final do semestre deve ser apresentado o produto que foi desenvolvido com a execução desse projeto. Propor uma apresentação do produto da Eletiva (lembrando que esse deve ser apresentado pelos estudantes), considerando a temática do projeto, deve expor as competências e habilidades desenvolvidas. Deve ser descrito o que será exposto na culminância (quais trabalhos dos estudantes serão expostos).
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  Geografia
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 8 - URBANIDADE

    RESPONSÁVEL


    Fran

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • CONHECER E APRENDER A VIVER NA CIDADE
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • SAÍDAS DE CAMPO E TRABALHOS MANUAIS
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS GALERIA DE FOTOS
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências
    •  Filosofia
    •  Geografia
    •  História
    •  Sociologia



    Eletiva nº 9 - Horta na Escola.

    RESPONSÁVEL


    Joaci Medeiros dos Santos

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Criação e manutenção da horta na escola, compostagem e reaproveitamento de resíduos, oficina de hortas em pequenos espaços, sensibilização e ações ambientais e feirinha verde ou dia da colheita.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Preparação do solo, semeadura e plantio, compostagem caseira e controle natural de pragas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Feira verde escolar.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 10 - Vozes e Culturas

    RESPONSÁVEL


    Bruna Cristina Mesquita de Sousa Alves

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Oferecer aos estudantes uma vivência prática e teórica no universo musical, estimulando a criatividade, a expressão corporal e vocal, o trabalho em grupo e o senso crítico através de atividades musicais.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Desenvolver a escuta musical e o senso rítmico. Explorar diferentes estilos e gêneros musicais. Estimular a expressão artística por meio do canto, instrumentos e composição. Trabalhar habilidades socioemocionais como empatia, cooperação e autoconfiança. Incentivar a pesquisa e a valorização da música brasileira e de outras culturas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • junho/2025
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte



    Eletiva nº 11 - Projeto de Vida

    RESPONSÁVEL


    Lorena Lins

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva de "Projeto de Vida" tem como objetivo proporcionar aos estudantes um espaço de reflexão, planejamento e ação em relação ao seu futuro pessoal, acadêmico e profissional. A proposta visa desenvolver o autoconhecimento, a consciência coletiva, o protagonismo juvenil e a capacidade de traçar metas de curto, médio e longo prazo. Através da identificação de sonhos e objetivos, os alunos serão incentivados a construir um plano de vida com propósito e significado, considerando suas habilidades, interesses, valores e o impacto de suas ações na comunidade.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Ao longo da eletiva, os alunos participarão de atividades que favorecem o autoconhecimento, o trabalho em grupo e a construção de metas pessoais e coletivas. As principais práticas são: Dinâmicas de autoconhecimento: atividades que ajudam os estudantes a identificar seus talentos, valores, interesses, pontos fortes e aspectos a desenvolver, como “linha da vida”, “painel dos sonhos” e “minha árvore da vida”. Definição de metas e objetivos: oficinas práticas sobre como estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, utilizando métodos como SMART (Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal). Rodas de conversa: espaços de escuta e diálogo sobre temas como escolhas de vida, conquistas, frustrações, perseverança e empatia. Trabalho em grupo: elaboração de um projeto coletivo que envolva a realidade dos estudantes, promovendo colaboração, respeito às diferenças e corresponsabilidade. Estudos de caso e vídeos inspiradores: análise de histórias reais de superação e planejamento de vida para estimular o pensamento crítico e a inspiração. Plano de Vida Individual: construção progressiva de um plano de vida escrito, com metas pessoais, acadêmicas e profissionais. Diário de bordo: registro reflexivo das experiências e aprendizados vivenciados ao longo da eletiva.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância da eletiva acontecerá por meio de um evento de apresentação dos Projetos de Vida, com o objetivo de compartilhar os aprendizados e conquistas dos alunos ao longo do percurso. Cada estudante apresentará seu Plano de Vida, com metas pessoais, acadêmicas e profissionais, em diferentes formatos: painéis, maquetes, cartazes, vídeos, podcasts ou apresentações orais. O evento será organizado como uma Feira de Sonhos e Metas, aberta à comunidade escolar (alunos, professores, gestores e familiares), promovendo o protagonismo juvenil e o reconhecimento dos processos de autoconhecimento e planejamento vivenciados durante a eletiva. Além disso, haverá uma roda de conversa com convidados, como ex-alunos, profissionais da comunidade ou orientadores, para inspirar os estudantes com relatos reais de superação, escolhas e conquistas. Essa culminância pretende não apenas valorizar o processo de cada aluno, mas também incentivar outros a refletirem sobre seu próprio projeto de vida.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 12 - Direitos Humanos

    RESPONSÁVEL


    Samuka

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A construção da cidadania é um processo permanente e de crescente importância no contexto de um mundo global e complexo. A escola, como espaço de encontro e convivência, é um lugar propício para a produção e o intercâmbio de novas formas de olhar e pensar. Ela adquire um papel chave na construção do sujeito social e é o primeiro laboratório de exercício da cidadania, em que o/a estudante aprende a se relacionar com o outro e a participar como indivíduo de espaços coletivos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Mini Senso; Etnografia; Semiótica; Produção textual; Jornal e/ou Podcasts; Produção visual e audiovisual.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação das ações feitas pelos os estudantes durante o processo de aprendizado da eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 13 - PROJETO DE VIDA

    RESPONSÁVEL


    Luciano da Silva Costa

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • TRAZERPARA OS ALUNOS TEMAS E SOLUCOES PARA AS MAIS VARIADAS E DEVERSIFICADAS SITUACOES, SEJA DO CONTEXTO SOCIAL, ESCOLAR OU NO FALIAR; ELABORANDO AÇÕES DE UMA CONVIVENCIA DE ACORDO COM OS PARAMENTROS DESEJADOS.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • ATIVIDADES DAS MAIS VARIADAS, COM O OBJETIVO DE SE ATINGIR OS RESULTADOS DETERMINADOS NA PROPOSTA DO PROJETO.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • APRESENTAREMOS OS RESULTADOS ATINGIDOS DURANTE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 14 - biotecnologia

    RESPONSÁVEL


    Nilson

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • estudo das transformações da vida
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • trabalhos práticos e documentários
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • apresentação de fatos reais e praticas de experimentos
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências



    Eletiva nº 16 - ROBÓTICA

    RESPONSÁVEL


    Batista

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • CRIAR E DESENVOLVER
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • PROJETOS PRÁTICOS E CRIATIVOS
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • APRESENTAR OS PROJETOS DESENVOLVIDOS EM SALA
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Matemática



    Eletiva nº 18 - URBANIDADE

    RESPONSÁVEL


    Fran

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • CONHECER E VIVER NA CIDADE
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • SAIDAS DE CAMPO E TRABALHOS MANUAIS
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Geografia
    •  História
    •  Sociologia



    Eletiva nº 20 - CEPI-NEWS

    RESPONSÁVEL


    Maura

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Redes sociais
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Redes sociais
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Jornal impresso
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 23 - Direitos Humanos

    RESPONSÁVEL


    Samuka

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A construção da cidadania é um processo permanente e de crescente importância no contexto de um mundo global e complexo. A escola, como espaço de encontro e convivência, é um lugar propício para a produção e o intercâmbio de novas formas de olhar e pensar. Ela adquire um papel chave na construção do sujeito social e é o primeiro laboratório de exercício da cidadania, em que o/a estudante aprende a se relacionar com o outro e a participar como indivíduo de espaços coletivos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Pesquisa e análise sobre Direito Humano; • Compreender os Direitos e responsabilidades no dia a dia; • Verificar como funciona a democracia no Brasil; • Debate: direito à informação e liberdade de imprensa; • Desenvolver compreensão sobre a vida em comunidade, considerando os direitos e as responsabilidades dos indivíduos, e promover a consciência de futuro.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação das ações feitas pelos os estudantes durante o processo de aprendizado da eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  História
    •  Sociologia



    Eletiva nº 24 - Vozes e Culturas

    RESPONSÁVEL


    Bruna Cristina Mesquita de Sousa Alves

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Oferecer aos estudantes uma vivência prática e teórica no universo musical, estimulando a criatividade, a expressão corporal e vocal, o trabalho em grupo e o senso crítico através de atividades musicais.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Desenvolver a escuta musical e o senso rítmico. Explorar diferentes estilos e gêneros musicais. Estimular a expressão artística por meio do canto, instrumentos e composição. Trabalhar habilidades socioemocionais como empatia, cooperação e autoconfiança. Incentivar a pesquisa e a valorização da música brasileira e de outras culturas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • junho/2025
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte